sábado, 28 de abril de 2012

SEXTINA



Pusesse por acaso o olhar temente

Em foco o alcançar do universo

Mentira certamente tal pensar

Verdade que sonhou imperiosa

Porque ela se fez demais sutil

Pensar criterioso e aprisionado.



Nos rouba um coração aprisionado

A glória lastreada no temente

Prazer que se destaca por sutil

Medir-se mui deveras universo

Qual nada de uma sombra imperiosa

Desperte-se sublime no pensar.



E agora a separar-se tal pensar

Embora esteja perto, aprisionado

Nos traz enfim a paz imperiosa

Sentida na verdade mais temente

Em vida adormecida no universo

Do ser de um mundo excelso e tão sutil.



Que o homem por querer-se de sutil

Melhor que um murmurado tal pensar

Assopre-lhe de fato do universo

Trazida do infinito aprisionado

U’a mente concebida na temente

Incógnita verdade imperiosa.



Dizer do amém na reza imperiosa

A graça que se faz por mais sutil

Que tão repetitiva jaz temente

Na brisa acumulada no pensar

Herói interessante aprisionado

Um mártir salvador deste universo.



Pudéssemos dizer ao universo

Que a própria gala cai-lhe imperiosa

E assim o dele céu aprisionado

A nós se abriria, por sutil

E após a morte à alma esse pensar

Vivesse ainda atrelado e assaz temente...



Temente então olhando pro universo

Pensar de uma eminência imperiosa

Sutil enceta o senso aprisionado!


Miguel Eduardo Gonçalves



Sextina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sextina é um poema que apresenta um dos sistemas estróficos mais difíceis e raros.

História

Criada por Arnaut Daniel, no século XII, foi usada por alguns dos grandes poetas, como Dante, Petrarca, Camões, etc. No Brasil dela se utilizaram Jorge de Lima, Américo Jacó, Waldemar Lopes, Edmir Domingues, Dirceu Rabelo, Alvacir Raposo e outros.

Compõe-se de seis sextetos e um terceto final, a coda. Utilizando versos decassilábicos, tem as palavras (ou as rimas) finais repetidas em todas as estrofes, num esquema pré-determinado. Assim, as palavras (ou rimas) que aparecem na primeira estrofe, na seqüência de versos 1, 2, 3, 4, 5, 6, repetem-se na estrofe seguinte, na seqüência 6, 1, 5, 2, 4, 3. E se faz na estrofe seguinte a seqüência 6, 1, 5, 2, 4, 3 em relação à estrofe anterior. E assim até a sexta estrofe, finalizando os sextetos. O terceto final, ou coda, tem, em cada verso, no meio e no fim, marcando as sílabas tônicas, as palavras (ou rimas) utilizadas no poema todo, na posição em que se apresentaram na primeira estrofe.

Ezra Pound, referindo-se à sextina, disse:

"A arte de Arnaut Daniel não é literatura. É a arte de combinar palavras e música numa seqüência onde as rimas caem com precisão e os sons se fundem ou se alongam."

Ao que Edmir Domingues objetou, dizendo:

"Mas é este o objetivo de toda a verdadeira poesia, o perfeito encontro entre a forma e o conteúdo, entre a linguagem e a música".



• DOMINGUES, EDMIR. Universo Fechado ou O Construtor de Catedrais. Recife: Bagaço, 1996.







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